-
Arquitetos: Díaz y Díaz Arquitectos
- Ano: 2023
-
Fotografias:Juan Rodriguez
-
Fabricantes: Thermochip, Trinasolar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em colaboração com os arquitetos MIBA, realiza-se a primeira fase da reforma interna e reorganização da ocupação do complexo administrativo de San Caetano com a reabilitação da sua envolvente para a melhoria energética do antigo edifício "Espellos".
Este edifício de 1985 apresenta uma configuração e tipologia diferente dos edifícios originais. O volume conta com dois corpos diferenciados, um inferior (térreo e primeiro pavimento) com planta trapezoidal, e um corpo superior (segundo, terceiro e quarto pavimento), que se sobressai em relação ao inferior com a planta retangular.
Buscando a melhoria de sua eficiência energética, são realizadas uma série de modificações na envolvente, procurando também dotar o edifício de uma imagem atual e em diálogo com os volumes existentes no local. Cria-se uma base contínua para obter essa imagem unitária e gerar um espaço público na entrada.
Entre os principais objetivos dessa reforma está a melhoria das condições de trabalho dos funcionários e da qualidade do atendimento à população. Por isso, é proposta uma nova fachada com alta performance energética e com uma estética adequada ao restante das edificações do complexo. São utilizados os mesmos materiais das envolventes dos edifícios históricos, com coberturas inclinadas de telha, fachadas de reboco branco, esquadrias de madeira com molduras de granito e bases também de granito. Tudo isso com uma visão moderna, mas integrada ao conjunto.
A intervenção também contemplou a instalação de um novo sistema de climatização e a utilização de sistemas de energias renováveis como a biomassa e a energia solar fotovoltaica, otimizando assim seu comportamento energético.